Maestro espanhol Jordi Mora vem ao Brasil reger a Orquestra Jovem Recanto Maestro em evento gratuito

Maestro espanhol Jordi Mora vem ao Brasil reger a Orquestra Jovem Recanto Maestro em evento gratuito

Foto: Gabriel Gonçalves(Divulgação)

Apresentação gratuita acontece nesta sexta-feira (1º), às 19h30, no Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Recanto Maestro, e faz parte da residência artística que o renomado músico e professor catalão conduzirá com o conjunto durante 20 dias. Jordi Mora rege regularmente em países da Europa, Estados Unidos e América do Sul, além de desenvolver uma extensa atividade pedagógica com orquestras de diversas localidades do mundo. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O renomado maestro espanhol regerá a Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM), fundada em 2015 para promover uma formação humanista e musical. O projeto artístico e social atende  masi de 300 alunos. Crianças e adolescentes, dos 5 aos 16 anos de idade, que estudam gratuitamente e residem na Quarta Colônia de Imigração Italiana. A apresentação integra a residência artística conduzida pelo multi-instrumentista e pedagogo catalão, após um trabalho de imersão cultural realizado com o conjunto durante cerca de 20 dias.

A vinda do maestro ao Brasil é mais uma das ações realizadas em comemoração aos 10 anos de atividades da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

Espetáculo

O espetáculo contará com diferentes formações da OJRM, tendo o Grupo de Metais interpretando obra de Bruckner, a Orquestra de Cordas mostrando peça de Händel e o Grupo de Sopros e Percussão com a Marcha Fúnebre, de Mendelssohn. Ao final, com sua formação completa que tem mais de 70 músicos, a Orquestra Jovem Recanto Maestro apresentará repertório que inclui obras de Brahms, Meneghetti e Isaac, além do poema sinfônico Finlândia, de Jean Sibelius, e dois movimentos da Sinfonia nº 9, de Schubert.

O músico catalão trará para o Brasil o conceito de Fenomenologia da Música, filosofia que entende a música não somente como uma sequência de notas ou como algo técnico, mas como uma profunda experiência humana.

Jordi Mora também ministrará curso sobre OntoArte

Durante sua estadia no Brasil, o maestro espanhol também ministrará o primeiro módulo do curso Da Arte de Viver à Arte de Ser, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, entre os dias 1º e 3 de agosto. A atividade, voltada a todos os interessados em entender sobre as diferentes artes aplicadas e a filosofia da escola artística OntoArte, ainda contará com outros cinco módulos, que se estendem até o início de 2026 com aulas na Antonio Meneghetti Faculdade, sendo finalizado com um sétimo módulo internacional na Espanha, em junho de 2026.

O corpo docente ainda conta com o empresário e professor do campo da OntoArte Prof. Msc. Claudio Carrara; o filósofo Prof. Dr. Bruno Fleck; o artista plástico e professor de História da Arte Prof. Claudio Toscan Junior; e a pintora, designer e professora de diferentes oficinas de artes Profa. Msc. Carol Miranda. A viagem internacional será de 10 a 21 de junho de 2026 incluindo passagens pelas cidades de Madri, Barcelona, Sevilha e Granada. Ainda no Brasil, os alunos serão preparados para as visitas, com uma programação focada especialmente nas artes em suas diferentes aplicações, passando por música, pintura, escultura, arquitetura, gastronomia, moda, cinema, teatro e literatura.

As inscrições podem ser feitas individualmente, para cada módulo, ou para o curso completo, com desconto.

Sobre Jordi Mora

Nascido em Barcelona, na Espanha, Jordi Mora concluiu os primeiros estudos musicais em piano e viola no Conservatório Superior de Música da cidade. Na Alemanha, formou-se como oboísta na Hochschule für Musik de Würzburg e formou-se em Musicologia e Filosofia na Universidade de Munique, ganhando bolsa do Estado da Baviera com a tese “A estruturação das funções verticais na instrumentação da obra sinfônica de Beethoven”. Estudou regência orquestral principalmente com o maestro Sergiu Celibidache, participando em numerosas aulas magnas e cursos de regência ministrados por ele na Universidade de Mainz e outros cursos em Trier, Londres, Stuttgart e Paris.

Foi o regente principal da Orquestra Nacional da Grécia, da Orquestra Sinfônica de Vallès, da Orquestra Sinfônica Segle XXI e da Bruckner Akademie Orchester. Como regente convidado, rege regularmente na Alemanha, Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Rússia, Romênia, Grécia e na América do Sul. Já trabalhou com solistas de renome internacional como Pierre Amoyal, Lluís Claret, Joaquín Achúcarro, Elizabeth Sombart, Christian Ostertag, Alexander Panizza, Núria Rial e Mireia Pintó. Seu repertório vai desde obras da época barroca a numerosas estreias mundiais, especialmente de compositores espanhóis (Baucells, Ugarte, Brotons, Pladevall) e argentinos (Di Cicco, Maglia, Casanova).

Jordi Mora desenvolve uma extensa atividade pedagógica, atuando em países como Suíça, Argentina, Alemanha, Bélgica e agora no Brasil. Foi membro do júri de renomados concursos musicais internacionais. Desde 2003, é professor de regência orquestral na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMuC) e, em 2010, foi nomeado professor convidado na Grieg-Akademie na cidade de Bergen (Noruega).


Concerto 

  • Orquestra Jovem Recanto Maestro, com regência do maestro espanhol Jordi Mora
  • Quando – sexta-feira, às 19h30
  • Onde – Auditório da Antonio Meneghetti Faculdade (Estrada Recanto Maestro, 338, Restinga Sêca/São João do Polêsine - RS)
  • Entrada franca



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calourada: a programação completa, as regras para entrada, o esquema de ônibus e tudo o que você precisa saber Anterior

Calourada: a programação completa, as regras para entrada, o esquema de ônibus e tudo o que você precisa saber

Curta Despertos apresenta bastidores da criação de um filme; saiba como participar do bate-papo Próximo

Curta Despertos apresenta bastidores da criação de um filme; saiba como participar do bate-papo

Cultura